Programa Compra de Lixo - Curitiba



A Prefeitura Municipal de Curitiba em 31 de janeiro de 1989, implantou o Programa "Compra do Lixo", em áreas onde havia seríssimos problemas ambientais devido a falta de coleta de lixo.
A principal causa desta deficiência, era em função das áreas serem desurbanizadas e de difícil acesso aos caminhões da coleta por tratar-se de encostas de morros, fundos de vale e favelas com ruas muito estreitas.


O Programa Compra do Lixo, constitui-se numa forma alternativa de Coleta Domiciliar, destinada a atender as camadas menos favorecidas da população.
A Prefeitura Municipal de Curitiba, realizou diagnóstico nas áreas, que demonstrou: : 
  • excesso de lixo depositado a céu aberto, em valetas, vias públicas, fundos de quintais, terrenos baldios e fundos de vale.
  • alta incidência de doenças veiculadas por moscas, ratos e outros vetores, atingindo principalmente a população infantil; 
  • o saneamento básico era inexistente.
Funcionamento
Uma equipe de Educação Ambiental da Prefeitura entra em contato com a comunidade, com objetivo de organizá-la.
Criada a Associação de Moradores, é firmado um convênio entre Prefeitura e Comunidade, a qual torna-se responsável pela distribuição dos sacos plásticos e pelo controle do número de sacos depositados na caçamba por família participante do Programa.
A Prefeitura instala uma caçamba estacionária com capacidade de 7m3 em local previamente determinado, e entrega à Associação, quinzenalmente, sacos de lixo com capacidade de 60 litros para captação e acondicionamento dos resíduos.
Para cada saco de lixo contendo de 8 a 10 Kg de resíduos depositados na caçamba, o participante recebia um vale-transporte.
A partir de julho de 1991, a Prefeitura, visando auxiliar os pequenos produtores da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, passa a adquirir o excedente de suas safras através do convênio firmado com a FEPAR - Federação Paranaense das Associações dos Produtores Rurais. Naquele momento substituímos o vale-transporte por produtos hortifrutigranjeiros da época.
A Associação de Moradores, pelo trabalho de parceria com a Prefeitura, recebe 10% do valor pago por cada saco de lixo depositado na caçamba. Este dinheiro é depositado em conta corrente bancária em nome da Associação, que utiliza este recurso em obras ou serviços definidos pela própria comunidade.
Sistema de Pagamento
Quem deposita de 1 a 4 sacos de lixo na caçamba, recebe uma sacola simples, que contêm apenas um tipo de produto (ovos, maçã, banana, repolho, etc.), valor de R$ 0,53 (cinqüenta e três centavos).
Quem deposita 5 sacos de lixo na caçamba, recebe uma sacola composta, o que equivale a 5 x R$ 0,53, esta sacola contém (arroz, feijão, mel, batata, cenoura, cebola, alho, doce em pasta, etc.)
Os produtos são escolhidos de acordo com a demanda de mercado, e leva-se em conta o valor nutritivo e energético dos alimentos.
Benefícios do Programa: 
  • limpeza total de áreas a curto prazo, diminuindo sensivelmente a incidência de doenças causadas por vetores;
  • nos locais onde havia depósitos de lixo a céu aberto, as comunidades utilizaram este espaço para execução de hortas comunitárias; 
  • possibilitou o manejo correto dos resíduos e seu devido acondicionamento, evitando a exposição do lixo, mesmo durante os intervalos de coleta; 
  •  maior integração cidadão município na solução dos problemas da comunidade; 
  • auxílio no escoamento da safra dos hortigranjeiros produzidos na região metropolitana de Curitiba e litoral, e 
  • enriquecimento da alimentação das famílias mais carentes de nossa comunidade.

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