Lixo e Entulho jogados em bueiros e bocas de lobo

Toneladas de lixo e entulho são jogadas diariamente em bocas de lobo e esgotos, pelas populações das grandes e médias cidades brasileiras. Tal comportamento vem sendo responsável pelos enormes problemas de saneamento enfrentados por órgãos responsáveis pela manutenção e conservação desses locais, principalmente nos períodos de chuvas intensas.


Diariamente mais de seis mil toneladas de lixo são retiradas das bocas de lobo pela manutenção da Novacap. Lixo jogado nas ruas e arrastado pelas chuvas ou jogado diretamente em bocas de lobo

Além da grande parte de entulho jogada diretamente em bueiros e bocas de lobo, é o absurdo volume de lixo lançado nas calçadas e valas, ou jogado de veículos em ruas e avenidas, que causam entupimentos, alagamentos e outros transtornos, após arrastado pelas águas das chuvas.

Em Brasília, órgãos responsáveis pela limpeza e manutenção do setor triplicam suas preocupações e afazeres durante o período das chuvas, praticamente por causa da quantidade de lixo levada pelas águas aos bueiros e esgotos.

Por isso a Administração de Brasília informa que já colocou em ação sua agenda de serviços para a chegada das chuvas, em parceria com a Novacap e SLU, tendo como principal missão das equipes a de desentupir bueiros.

Em Brasília, segundo a Novacap, diariamente são retiradas cinco toneladas de lixo e entulho das seis mil bocas de lobo existentes. Além de tirar lixo de esgotos, diz o informe, mais de 90 obras estão previstas no cronograma de um mutirão cujo objetivo é prevenir enchentes, queda de galhos de árvores e eventuais acidentes provocados pelas enxurradas, comuns com o retorno das águas.

Segundo o Ministério das Cidades, somente o fortalecimento da integração e articulação entre os mais de cinco mil prefeitos municipais poderá enfrentar essas situações cada vez mais graves no trabalho de drenagem urbana. Sobre o lixo jogado diretamente nos esgotos, o Ministério das Cidades garante que somente campanhas educativas poderão sensibilizar as populações das grandes cidades para mudar o quadro preocupante existente hoje.

Entre os dados preocupantes alertados por autoridades, está aquele que mostra que 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes despejam diariamente 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias.

Para completar o caos, pesquisa entre responsáveis por domicílios nessas cidades revelou que 31% da população desconhecem o que é saneamento e que somente 3% relacionam o setor com saúde. Ou seja, ignoram completamente que esgoto não tratado prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas e que sua contaminação pode causar doenças como cólera, difteria, tifo, hepatite e muitas outras.

Fonte: Blog do Joe

Nenhum comentário:

Postar um comentário